O espetáculo circense contempla ampla variedade de manifestações da cultura corporal, elaboradas pela humanidade em diferentes tempos e espaços de sua história. Independentemente do contexto em que aparece, o circo possui no corpo o seu principal artistas. Ora sublime, ora grotesco, o corpo no circo expõe toda a potência humana, nos conecta com a totalidade a partir daquilo que não realizamos enquanto indivíduos, mas que temos a possibilidade de realizar como espécie humana.
Recentemente, essas práticas corporais passaram a ser reconhecidas, também, a partir de seu potencial educativo e de sua importância cultural, e foram integradas aos conteúdos da Educação Física. Podemos perceber ainda, sua inserção em espaços como hospitais, academias de ginástica e centros de treinamento corporal, entre outros. Nesta perspectiva, o projeto Circo em Contextos, que aconteceu nos anos de 2011 até 2013 na UNICENTRO, trouxe as atividades circenses para o debate acadêmico, com grupo de estudos, formação inicial e continuada de professores, ludicidade no ambiente hospitalar, oficinas para crianças em idade escolar, entre outras atividades. Após um intervalo para capacitação docente, retomamos nossas atividades em 2016, oferecendo espaços de experiências corporais com as atividades circenses para a comunidade universitária, instituições de ensino e saúde de Irati e região, além de consolidarmos um espaço para a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão com interesse especial no potencial educativo do circo e, de forma mais ampliada, das artes do corpo.
Entre as diversas atividades desenvolvidas, o projeto de extensão Circo em Contextos oferece oficinas de práticas corporais circenses para crianças e adolescentes entre 05 e 14 anos de idade de Irati e região. As atividades acontecem no Pavilhão Didático da UNICENTRO, com turmas na terça-feira, 18h, e quarta-feira, 18h. As vagas são limitadas e o valor da mensalidade é de R$ 50,00 (gratuito para estudantes de escola pública). Atuamos com atividades permanentes junto ao Programa Universidade Aberta para a Terceira Idade.
Outra importante ação se realiza em parceria com o projeto Artes do Corpo e Educação, financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, financiado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI/PR), e se concentra em oferecer oficinas de formação para os professores da Educação Básica dos Municípios de Irati e região. Em contrapartida, as prefeituras disponibilizam transporte para que as crianças e adolescentes das escolas visitem a universidade e participem de experiências com as práticas corporais circenses, rítmicas e expressivas.
Para além de oportunizar experiências com as práticas corporais circenses, as oficinas se tornam um laboratório para que estudantes do curso de Educação Física ampliem seus conhecimentos por meio de pesquisas, criem e experimentem estratégias pedagógicas inovadoras, como propõe o princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, um dos fundamentos da Universidade pública.